Todo dia atendo clientes de várias parte do mundo e suas maiores queixas são: ansiedade, tristezas, stress, desânimo, cansaço (quando questiono se é mental, emocional ou físico, raramente conseguem responder).
Vamos entender um pouco mais sobre isso, pois está muito além do que nos fizeram entender.
Poucos são os profissionais tradicionais (clínicos) que fazem essa pergunta e querem verdadeiramente saber e cuidar na fonte da queixa. Não fomos ensinados e estimulados a nos observar, nos perguntar, nos pesquisar para verdadeiramente nos entender e nos desenvolver, fomos sempre estimulados a olhar para fora, para o outro, e isso trouxe uma desatenção para nosso autocuidado, auto entendimento, desejos e autodesenvolvimento em todas as áreas de nossa vida, assim nosso povo fica cada dia mais doente no mental, emocional, espiritual e físico.
Meu convite hoje é para observar-se com o autocuidado para o autoconhecimento e sentir-se FELIZ todo dia!
Autocuidado como o próprio nome diz, se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo, tem a ver com o auto amor, a paciência, o equilíbrio, a aceitação de quem é e do que quer. Em meu entendimento o autocuidado começa com o autoconhecimento.
Conhecer-se, escutar-se e aceitar-se.
O autocuidado tem que ser o equilíbrio e harmonia em todos os corpos: mental, emocional, espiritual e físico.
Se pegar um pouco de cada área com a atenção que você merece viverá todo dia a felicidade de ser.
Autocuidado mental: é uma parte muito importante da saúde, promova em seu dia novos aprendizados, com algum desafio que te desenvolva, ative a memória com os jogos, quebra-cabeças, palavras cruzadas, algo que desafie o seu pensar e executar. Não deixe que seus pensamentos e vivências trágicas do passado tome conta do hoje, evitando assim o desgaste desnecessário com algo que você não pode mudar. Percebeu que seu mental trouxe pensamentos negativos, mude conscientemente para o positivo.
Autocuidado emocional: desempenha um papel enorme na saúde mental/psicológica e a desatenção nesta área traz consequências graves ao corpo físico. A qualquer sinal de depressão ou tristezas mantenha-se conectado e em conversas com pessoas, se você se sentir sozinha, solitária ou sem amigos, participe de eventos comunitários, conecte-se com pessoas que te faz sentir necessária, pertencente e ouvida. Ter um animal de estimação ajuda muito. Fazer yoga, meditação e coloque-se em ação.
Autocuidado espiritual: é nossa conexão com o sagrado que existe em nós, e a religião não é a única maneira de nutrir o espírito, podemos desenvolver um senso mais profundo de sentido e conexão com o universo (água, terra, fogo e o ar) a conexão com o sagrado, com algo maior que não podemos ver ou tocar, mas podemos sentir. Esse momento de autocuidado espiritual pode acontecer em seu dia através de orações, meditações, filmes e leituras religiosas, praticando a verdadeira gratidão por tudo de positivo que acontece com você, com sua família, com os amigos e na comunidade que você vive, compartilhando palavras e sentimentos positivos também estará vivendo o sagrado espiritual.
Autocuidado físico: é olhar, sentir, escutar, tomar conta, atender os pedidos e necessidades do seu corpo físico. Já fazemos um pouco sem nem ter que pensar muito, fazemos automaticamente pois fomos ensinados a seguir uma rotina desde muito pequenos, como escovar os dentes, tomar banho, urinar e evacuar, auto higiene física, lavar e pentear os cabelos, se alimentar, tomar água, mas quero afunilar um pouco mais e te dizer que tudo isso que fazemos automaticamente pode melhorar e muito com mais autocuidado em ter atenção e carinho ao fazer cada uma das coisas, é estar presente e exclusivamente em cada um deles. Ao escovar os dentes, esteja com a mente e o coração presentes no que está fazendo, assim como em qualquer outra atividade que esteja executando. Quando tomar água saboreie. Quando tomar banho, aproveite e agradeça esse momento seu. Quando estiver se exercitando, sinta, perceba cada músculo, órgão, respiração, todos estão trabalhando e vivos.
Por fim, exercite, reconheça e harmonize todas as áreas de sua existência com autocuidado. Pequenos momentos diários de autocuidado têm impacto gigante em nosso viver! Acredite com o equilíbrio do autocuidado e autoconhecimento, você poderá auxiliar outras pessoas.
Caso necessite de auxilio para equilibrar todas as áreas com autocuidado, contate-me.
Abraços e muito autocuidado para você.
Susi Kelly Benevides – Terapeuta Holística, escritora, mentora Cones Chineses®
e criadora do Cone em Vidro®
@susikellybenevides