Hoje quero te lembrar da importância de respirar bem, só damos conta da importância de algo quando de alguma forma perdemos.
São muitas as pessoas que sofrem com os problemas respiratórios, como: rinite, sinusite, alergias, falta de ar, complicações respiratórias em brônquios e pulmões. É um corre corre aos profissionais de saúde o ano inteiro, muitos remédios, antibióticos, antialérgicos e corticoides – Nada parece resolver. Eu já sofri com isso!
Vamos entender um pouco sobre o tão importante aparelho respiratório. ele é separado em duas partes: respiratória superior e respiratório inferior
- O trato respiratório superior ou vias aéreas superior é composto pelas seguintes estruturas: cavidade nasal (seios nasais), cavidade oral, laringe, faringe, nasofaringe, orofaringe, laringofaringe.
- Aparelho respiratório inferior ou vias aéreas inferiores: a traqueia, os pulmões, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares
Cada um deles tem uma importância fundamental para a existência humana. Existe uma variedade de distúrbios que acometem o nariz, os seios paranais, a faringe, a laringe e a traqueia, estes são denominados Distúrbios do Trato Respiratório Superior. Muitos desses distúrbios são considerados leves, os mesmos apresentam apenas alguns desconfortos temporários e suportáveis. Mas que nos tempos atuais isso tem se agravado muito e em algumas estações do ano como outono e inverno, com baixa temporada de chuva (umidade do ar), levando milhares e milhares de pessoas aos hospitais e prontos socorros.
Nariz é a parte externa do sistema respiratório, é o órgão do olfato e a principal via de passagem do fluxo de ar para dentro e para fora dos pulmões. Dentro do nariz existem pequenos fios, semelhante a cílios, que são cobertos por um líquido pegajoso, o muco. As partículas de poeira e microrganismos do ar grudam nesse muco e com o movimento dos cílios são varridos para fora do corpo ou para a garganta.
As narinas podem ficar congestionadas por causa do acúmulo de mucosa causado por vírus e bactérias responsáveis pelos resfriados, gripes, rinite alérgica e sinusite. Podendo também ter a passagem de ar limitada por causa da poluição.
Quando estamos com o ar mais seco, todo o sistema de entrada o aparelho respiratório superior fica bem sobrecarregado e assim não cumpre sua função com o trato respiratório inferior, o sistema linfático e cérebro.
Então digo que RESPIRAR É VIDA! Podemos ficar dias sem comer, dias sem tomar água, mas não podemos ficar minutos sem respirar. Podemos preventivamente cuidar dessa boa respiração com simples atitudes diárias: lavar a narina várias vezes ao dia, fazer inalação, umidificar o ar (com umidificadores ou potes com água espalhados pela casa), espirrar pela narina e não pela boca, investigar e remover tapetes, cortinas, almofadas e ou agressores / acumuladores de poeiras e ácaros, manter seu local ventilado (janelas e portas abertas).
RESPIRAR É VIDA!
Susi Kelly
Minha especialidade, foco de trabalho e pesquisa sempre foi o respiratório, pois foi minha maior dor, por anos, sofri muito com problemas respiratórios, com internações, febre alta e nada resolvia, foi quando conheci os Cones Chineses®, com Roberto Gama em 1995, que eram fabricados por ele em parafina, aplicava nos ouvidos. Assim, são mais de 26 anos estudando, pesquisa de campo, pois eu não tinha fonte para pesquisa, mas eu tinha um objetivo, resolver o meu problema respiratório, então fui a fundo, com muita determinação e coragem, foi o chamado “mãos à obra”, sem dinheiro para bancar as pesquisas, mas muita força de vontade, com muitos erros e acertos até desenvolver o método e ferramenta mais segura, higiênica e eficaz para combater o mal respiratório, criamos, e patenteamos o Cone em Vidro®, mas essa é uma longa história… mas com certeza posso afirmar que foi o Cone aplicado em ouvido, com outras ferramentas complementares, que salvou minha base, salvou minha vida respiratória, pois são anos que não sofro mais com eles e ainda posso ajudar outras pessoas em se livrar dos problemas respiratórios em nariz, garganta e ouvidos, afinal estão totalmente interligados e ainda agreguei mais ferramentas, que atua diretamente em vias respiratórias inferiores brônquios e pulmões.
Afinal, RESPIRAR É VIDA!
Abraços de luz,
Susi Kelly Benevides
Terapeuta Holística, escritora e mentora